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A importância do "bom Network"


A importância do "bom Network"


14/03/2019 | RedPill MKT | Notícias | 152

A importância do "bom Network" para 2019.(continuação)



A importância do


Hoje vamos continuar nossa jornada através da importância de se praticar um bom Networking.

Olá Amiguinhos! Hoje vamos continuar nossa jornada através da importância de se praticar um bom Networking. Então sem mais delongas, me diga: Se você tivesse 1 minuto com Abilio Diniz ou com alguns dos mentores do Shark Tank (conhecido programa onde as pessoas apresentam suas ideias de negócio para investidores), o que você diria a eles? Grande parte das pessoas sempre dá uma travada neste momento, mas o que podemos fazer para que isso não aconteça? Esta é a importância de se construir um Pitch de sucesso. Apenas para entendermos melhor, um Pitch é, segundo o portal Endeavor, “Uma apresentação sumária de 3 a 5 minutos com objetivo de despertar o interesse da outra parte (investidor ou cliente) pelo seu negócio, contendo assim, apenas as informações essenciais e diferenciadas sobre o seu projeto”. A grande verdade, é que nunca se sabe quando pode surgir uma oportunidade destas, ou se em algum de seus contatos no LinkedIn, Facebook, ou até mesmo em uma palestra ou evento, você não encontra alguém que está interessado em seu produto ou ainda, em investir em um negócio como o seu? Não precisa ser exatamente um milionário, mas alguém com condições suficientes de injetar recursos em sua ideia de negócio e, acima de tudo, acreditar nele! E isso, caro amiguinho, somente com uma boa, objetiva e esclarecedora explanação de quão bom é o seu negócio que você terá chances de conseguir a atenção de quem interessa. Especialistas em empreendedorismo recomendam que obviamente tenha seu discurso muito bem ensaiado, mas não decorado pois, um Pitch, ou mesmo uma conversa em um evento podem ocorrem a qualquer hora e com qualquer tipo de pessoa de seu interesse, podendo ser esta, uma oportunidade de um novo cliente, financiador, fornecedor colaborador ou até mesmo um novo sócio. É claro que não dá para fazer o mesmo discurso para estas ocasiões, e muito menos prever quando cada uma delas poderá ocorrer. Mas a dica, é imaginar-se em todos esses “encontros” e imaginar O QUE REALMENTE INTERESSA PARA ESTE PERFIL? Daí você terá o início de sua conversa (ou Pitch), que poderá ser guiado por uma série de interações com seu interlocutor, conduzindo a conversa, de acordo com sua percepção no interesse dele (ou dela). Lembro que esta dica é para que você se inspire na metodologia do Pitch, e se saia bem em seus encontros corporativos, pois um Pitch propriamente dito (este sim, agendado e programado), é algo que necessita ser explicado mais a fundo uma vez que possui além da fala, recursos audiovisuais, mas que falaremos em outra oportunidade. E para finalizar esta nossa conversa de hoje, te deixo a metodologia do “Elevator Pitch” que proõe a seguinte reflexão: “Pense que você chega em uma empresa e que, ao pegar o Elevador, percebe que está somente você e ninguém menos que BILL GATES! O que você faria para convencê-lo a conceder um concorridíssimo espaço em sua agenda para apresentar sua super e empreendedora ideia? Seja rápido, pois em 1 minuto o elevador se abre, levando assim, sua “janela” de oportunidades embora.

É isso aí, amiguinhos! Por hoje é só mais semana que vem abordaremos a criação de um Pitch de verdade, para que, quando o Sr Gates aceitar sua proposta de apresentar sua ideia, você não passe vergonha. Tem alguma dúvida? Me chame no andre@redpillmkt.com.br ou curta la minhas postagens nas redes sociais em #RedPillMkt . Abraços!



Pos-Graduado em Marketing e Vendas
Mestrando em Adm para MPEs com ênfase em Marketing
Coordenador do curso de Marketing Digital e E-commerce na Pós-Graduação Senac Osasco/SP
Colaborador da coluna semanal “Network” do jornal Folha Metropolitana
Professor das disciplinas Estratégias em Mídias Sociais, Modelagem Canvas, Branded Content, Gestão de tecnologia e inovação, entre outras.





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