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NETWORK: PRIORIDADE OU CONSEQUENCIA?


NETWORK: PRIORIDADE OU CONSEQUENCIA?


14/03/2019 | RedPill MKT | Notícias | 213

Na sua opinião, realizar Network é uma prioridade ou uma consequência?



NETWORK: PRIORIDADE OU CONSEQUENCIA?


Olá Amiguinhos, bem-vindos à 2019! Vamos começar este ano cheio de esperanças, mas de atitudes também. E começo com uma provocação: Na sua opinião, realizar Network é uma prioridade ou uma consequência?

NETWORK: PRIORIDADE OU CONSEQUENCIA?

Olá Amiguinhos, bem-vindos à 2019! Vamos começar este ano cheio de esperanças, mas de atitudes também. E  começo com uma provocação: Na sua opinião, realizar Network é uma prioridade ou uma consequência? Antes de pensar em como responder esta pergunta, reflita sobre como temos conseguido ter acesso à novas oportunidades de negócio? Acredito que boa parte de vocês dirá que a maioria veio de indicações, correto? Pois é, você não está sozinho! Segundo levantamento feito pelo Buzzlead, n o mundo, cerca de 92% dos consumidores afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda. Isto inclusive tem um nome, chama-se “Referral Marketing” ou Marketing de Referência (ou de indicação), que é a propaganda que nossos contatos fazem espontaneamente de nós, indicando nossos produtos/serviços ou falando bem deles, mas o que podemos fazer para que isso aconteça? Antes, é necessário entender que uma coisa é colecionar contatos e outra é fazer Networking. Para que você seja não somente visto, mas lembrado, é necessário manter seus contatos vivos, trocando informações e experiências. Por isso, quero começar a compartilhar aqui uma série de pequenas dicas baseada em um artigo do Empreendedor Endeavor Marcelo Romcy, da Proteus, que seguira pelas próximas edições de nossa coluna:

1. LinkedIn não é um Facebook profissional, muito menos uma agenda de contatos, portanto, apenas ficar enchendo sua lista de conexões sem contatá-las ou publicar algo relevante periodicamente tem grandes chances de levar você a lugar nenhum.

2. Evite procurar seus contatos somente quando precisar de algo deles, pois ninguém é bobo, e saberá que você só se lembra deles nestas horas.

3. Deixe poucas, mas boas impressões. Conhecemos bem aqueles empreendedores que vão aos eventos apenas para literalmente distribuir cartões por quem quer que passe por eles. Péssima ideia! Foque nos contatos que realmente possam vir a frutificar oportunidades e desenvolva um bom diálogo com eles, “deixando sua marca”.

4. Esteja preparado para falar do seu negócio de forma rápida, objetiva e com muita energia, pois as pessoas não te darão muito tempo para falar de você então, esteja preparado para falar mais dos benefícios que sua empresa proporciona à comunidade, aos clientes, etc. do que ser narcisista e falar apenas sobre como você é bom e inteligente. E não se esqueça daquele brilho no olhar que mostra a paixão que você tem pelo que faz. Já ter uma fala parcialmente ensaiada, ajuda muitas vezes a focar no que seu contato está falando pois quando não sabemos o que falar, ficamos pensando no que vamos dizer enquanto o outro está falando e muitas vezes nos impede de ouvir o que ele tinha a dizer. 

Por fim, amiguinhos, essas são apenas algumas poucas, de muitas dicas que pretendo compartilhar com vocês neste ano, pois com todas as oportunidades que um novo ano nos reserva, precisamos estar preparados para sermos vistos e notados, e se possível, contratados!

Na semana que vem, falaremos mais sobre como praticar Networking de forma eficiente. Caso queiram conversar mais sobre o assunto, mandem uma mensagem lá no andre@redpillmkt.com.br e curtam nossas redes sociais na #RedPillMkt

Até a próxima!



Pos-Graduado em Marketing e Vendas
Mestrando em Adm para MPEs com ênfase em Marketing
Coordenador do curso de Marketing Digital e E-commerce na Pós-Graduação Senac Osasco/SP
Colaborador da coluna semanal “Network” do jornal Folha Metropolitana
Professor das disciplinas Estratégias em Mídias Sociais, Modelagem Canvas, Branded Content, Gestão de tecnologia e inovação, entre outras.





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