Qual a importância das formas na sua identidade visual?

Qual a importância das formas na sua identidade visual?

15/02/2021

Qual a importância das formas na sua identidade visual?

Um dos primeiros passos para construir uma boa identidade visual é construir um bom logotipo. Embora possa parecer simples, essa é uma das etapas mais difíceis na criação de qualquer marca. Afinal, o logotipo vai representar visualmente tudo o que uma marca quer transmitir e oferecer ao mundo.  

As cores e/ou as fontes costumam chamar mais a nossa atenção. Mas, igualmente importante são as formas que compõem os ícones de um logotipo. Nosso cérebro costuma diferenciar e memorizar formas com facilidade. Por isso, é muito importante entender como diferentes formas remetem a diferentes ideias e transmitem sensações diversas. E no artigo de hoje vamos entender o que cada forma representa na criação de uma marca. 

Retângulos e quadrados 

Essas formas entregam uma combinação de ousadia e equilíbrio. Os retângulos costumam ser associados a objetos como casas, caixas e cofres, lugares que guardam coisas. Por isso, dão uma ideia de segurança e de confiança. As linhas e os ângulos retos dessas formas transmitem um sentido de profissionalismo e de ordem e, por isso, são recomendados para marcas que queiram inspirar força e estabilidade.  

Um exemplo de marca que usa essas formas é a Microsoft, que possui diversos quadrados no seu logo com o objetivo de conferir ordem e confiança à sua marca.  

Círculos 

Os círculos são um símbolo de colaboração e estabilidade. Geralmente, os logotipos que usam essas formas são pensados para serem acolhedores e positivos, além de transmitirem uma ideia de união. Podemos pensar, por exemplo, nos anéis olímpicos, que representam a união, a amizade e a cooperação.  

Outra ideia que os círculos transmitem é a sensação de continuidade. Por não terem um traço que determina o seu fim, também dão a sensação de perseverança. Em alguns casos, podem ser usados para representar a feminilidade ou um ar de mistério. 

Triângulos 

Os triângulos envolvem alguns conceitos como poder, força ou energia. Eles também são considerados arrojados e são, muitas vezes, associados á marcas de produtos alternativos ou de empresas mais aventureiras. 

Algo interessante dessa forma é que ele tem o poder de comunicar de maneiras diferentes, de acordo com o seu ângulo de posicionamento. Uma marca que usa um triângulo com a base apoiada no chão transmite uma sensação diferente de uma que usa essa forma inclinada. As possibilidades são inúmeras! 

Linhas verticais 

As linhas verticais costumam estar relacionadas à força, poder e masculinidade. Os logotipos que usam essas linhas geralmente passam uma sensação de força e estabilidade, mas de uma forma um pouco mais agressiva. Também passam a ideia de eficiência e confiança. Muitas empresas que querem dar a sensação de ousadia e inovação utilizam linhas verticais. Uma de suas vantagens é a sua versatilidade, afinal podem representar muitos elementos diferentes. Porém, é importante tomar cuidado para não exagerar no uso dessas linhas e tornar sua marca muito agressiva. 

Linhas horizontais 

A maioria das pessoas associa as linhas horizontais com calma e estabilidade. Muitas empresas fazem uso dessas linhas para entregar a sensação de feminilidade e suavidade. Por terem relação com o horizonte, essas linhas oferecem uma ideia bem fixa de estabilidade. 

Outra sensação comum dessas formas é a sensação de velocidade ou de movimento. Dependendo de como essas linhas são dispostas, é possível comunicar tranquilidade ou continuidade.  

É importante conhecer bem o que cada forma comunica, pois assim você poderá adaptar sua identidade visual de acordo com as sensações que você quer transmitir. Claro que nesse texto não estão todos os detalhes que você precisa saber para construir a sua marca, mas já te ajuda a entender como as impressões passadas pelas formas são importantes. 

A equipe da RedPill conhece as melhores estratégias para a criação da sua identidade visual. Entre em contato conosco e se surpreenda! 


Artigo originalmente publicado em: https://bit.ly/3an0Gef

PÍLULAS MAIS RECENTES

| 15/02/2021

O que é SEO e por que se preocupar com isso?

| 15/02/2021

Qual a importância das formas na sua identidade visual?

| 15/02/2021

Qual a melhor ferramenta para gerenciar minhas Redes Sociais?

| 15/02/2021

Como o E-mail Marketing pode ser útil para sua marca?

RedPill MKT

 VAMOS CONVERSAR?

Enquanto conversamos, podemos entender melhor o seu propósito e as reais necessidades de seu público e daí sim, criar coisas incríveis para sua marca!

Ansiosos para recebermos sua mensagem!