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Até o mês passado, no Brasil existiam 3 Unicórnios!


NO BRASIL JÁ TEMOS 4 UNICÓRNIOS! DUVIDA?


28/11/2018 | André Logello | RedPill

Vocês devem estar pensando que enlouqueci e que de repente, estou vendo criaturas mágicas. Mas é aqui que você se engana, pois quando falo de Unicórnios, não me refiro aqueles cavalinhos coloridos com chifre, mas sim, de empresas inovadores



NO BRASIL JÁ TEMOS 4 UNICÓRNIOS! DUVIDA?


Olá amiguinhos conectados à Matrix!

 

Vocês devem estar pensando que enlouqueci e que de repente, estou vendo criaturas mágicas.

 

Mas é aqui que você se engana, pois quando falo de Unicórnios, não me refiro aqueles cavalinhos coloridos com chifre, mas sim, de empresas inovadores, que recebem este nome quando ultrapassam US$ 1 bilhão de valor de mercado e com crescimento exponencial, ou seja, acima de qualquer padrão, em função de suas características disruptivas, quando rompe antigos paradigmas de mercado, inserindo novos modelos de negócio para resolver problemas antigos ou ainda, problemas que nem existiam, de forma muito mais prática, rápida e barata.

 

O nome deste animal único é inspiração para classificar empresas que se destacam das demais, não só pelo valor de mercado, mas pelo potencial exponencial, pois muitas são criadas dentro deste novo ambiente de transformações rápidas e constantes, e possuem potencial de crescimento em larga escala com baixo investimento, pelo simples fato de dialogar constantemente com o consumidor, fazendo este ser parte atuante no modelo de negócio.

 

Até o mês passado, no Brasil existiam 3 Unicórnios, sendo elas a 99 (Taxi), a Nubank (Banco Digital), e o PagSeguro (Sistema de pagamento online). Agora chega para completar esta turma e fechar o ano com chave de ouro a Movile, especializada no desenvolvimento de ferramentas mobile como o iFood. Estes novos modelos de negócio, que em muitos casos mudam completamente os padrões de consumo, são vistos por alguns pesquisadores como a morte da concorrência em torno delas. Para exemplificar isto, pense em como estão os fabricantes de GPS após o Waze? Hotéis após o AirBnB? Táxis depois do 99? Mas a grande verdade, é que estas empresas resolveram olhar para o consumidor, e não apenas para seus bolsos. Isto na minha humilde opinião, é o futuro do empreendedorismo, pois o cliente não mais o rei como dito nos anos 90, ele é simplesmente parte integrante e definitiva do seu modelo de negócios. Empreendedores, fiquem espertos!

 

Olhem mais para o seu cliente do que para o produto/serviço. Utilize as redes sociais para monitorar comentários, reclamações e sugestões. Responda seu cliente no menor tempo possível e utilize esta reclamação para aprender e crescer. Talvez, sua empresa possa ser o próximo Unicórnio brasileiro, e daqui a pouco, estarei falando dela aqui. Gostou da matéria? Me mande um e-mail no andre@redpillmkt.com.br ou acessa lá #redpillmkt que continuamos esta conversa. Até a próxima!



André Logello

André Logello

Pos-Graduado em Marketing e Vendas
Mestrando em Adm para MPEs com ênfase em Marketing
Coordenador do curso de Marketing Digital e E-commerce na Pós-Graduação Senac Osasco/SP
Colaborador da coluna semanal “Network” do jornal Folha Metropolitana
Professor das disciplinas Estratégias em Mídias Sociais, Modelagem Canvas, Branded Content, Gestão de tecnologia e inovação, entre outras.





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