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Black Friday vendas


COMO FOI A SUA BLACK FRIDAY? VENDEU MUITO? E AGORA?


11/12/2018 | Andre Logello de Lima | RedPill

Hoje quero saber como foram as vendas nesta Black Friday, ou se você não vende, como foram as suas compras?



COMO FOI A SUA BLACK FRIDAY? VENDEU MUITO? E AGORA?


COMO FOI A SUA BLACK FRIDAY? VENDEU MUITO? E AGORA?

A IMPORTÂNCIA DO PÓS-VENDA.

Olá Amiguinhos conectados à Matrix! Hoje quero saber como foram as vendas nesta Black Friday, ou se você não vende, como foram as suas compras? Imagino que até agora, tudo deve ter corrido bem, pois você comprou, recebeu e tudo mais... Mas até agora, alguém te ligou ou mandou alguma mensagem para saber como foi sua experiência ou para agradecer pela compra? Isso se chama PÓS-VENDA, que é uma das fases mais importantes de todo o processo de vendas (se não, a mais importante!), pois é neste momento que podemos converter um cliente eventual em fiel, tornando-o um divulgador gratuito de nossa marca que além de voltar sempre, falará bem de nós para todos os seus amiguinhos, ou caso contrário, podemos perdê-lo, tornando-o um detrator de nossa marca, falando mal de nós aos quatro cantos, o que hoje, é muito fácil, dado o poder de disseminação das redes sociais. Mas para não ficar só no campo teórico, baseado em um post do portal E-commerce News, deixo algumas dicas básicas para você realizar um pós-venda campeão, fazendo dos seus clientes, verdadeiros fãs. Ou se você é cliente, saber o que esperar de uma marca que realmente valoriza a opinião de seus clientes. Vamos lá:

 

1. Agradeça a preferência, pois seu cliente poderia ter comprado de qualquer outro, mas te escolheu!

2. Tenha um atendimento humanizado, simplificado e continuado, pois você está lidando com PESSOAS. Certifique-se de que sua equipe atenda a cada um da forma que ele necessita, inclusive nas respostas aos comentários nas redes sociais.

3. Reconheça e premie seus clientes por comprarem com você oferecendo brindes, pois um presente surpresa, sempre costuma deixar uma boa e duradoura impressão.

4. Ainda falando em surpreender, tente realizar entregas dentro do prazo, e se possível, até mesmo antes. Não esqueça de manter o cliente sempre informado do status de seu pedido, pois fazer parte do processo, é fundamental no relacionamento entre clientes e marcas.

5. Tenha uma Política de troca e devolução clara e objetiva pois neste momento, ninguém gosta de textão! Fale exatamente o que seu cliente precisa saber.

6. Assuma seus erros e empenhe-se em corrigi-los! Sabemos que errar é humano! Mas persistir nele é burrice. Assim que perceber que houve qualquer falha em seu processo, antecipe-se em contatar seu cliente para reverter a situação o quanto antes. Não espere que a sorte irá te favorecer, fazendo o cliente simplesmente esquecer e deixar pra lá, pois não vai acontecer. Assim que perceber seu erro, este cliente virá com tudo para cima de você. Portanto, surpreenda-o, reconhecendo a falha e corrigindo-a antes mesmo que ele perceba. Ele entenderá que errar é comum, e que você se empenhou para resolver o problema o quanto antes.

 

E para encerrar, quero deixar aqui um recado final de que o Pós venda, há muito deixou de ser uma etapa do processo, para ser uma atitude profissional diferencial das empresas, e que muitas vezes orna-se o diferencial entre as empresas que crescem e as que morrem na praia.

 

É isso aí pessoal, vou ficando por aqui mas se quiser comentar este artigo, sugerir novos temas ou apenas trocar uma ideia, me mande um e-mail no andre@redpillmkt.com.br ou curta a #RedPillMkt lá nas redes sociais.

 

Até a próxima!



Andre Logello de Lima

Andre Logello de Lima

Pos-Graduado em Marketing e Vendas
Mestrando em Adm para MPEs com ênfase em Marketing
Coordenador do curso de Marketing Digital e E-commerce na Pós-Graduação Senac Osasco/SP
Colaborador da coluna semanal “Network” do jornal Folha Metropolitana
Professor das disciplinas Estratégias em Mídias Sociais, Modelagem Canvas, Branded Content, Gestão de tecnologia e inovação, entre outras.





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