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Planejamento estatégico


PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: O QUE UM SUBMARINO TEM A VER COM ISSO?


19/12/2018 | Andre Logello | RedPill

Agora, quero falar com você sobre o que os submarinos têm a ver com o seu Planejamento Estratégico. Sabe aqueles inúmeros “reloginhos” e mostradores que vemos nos filmes? Eles são os “Indicadores de Performance” do submarino.



PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: O QUE UM SUBMARINO TEM A VER COM ISSO?


Saiba mais sobre o que são indicadores de performance.

Olá Amiguinhos conectados à Matrix, tudo beleza? Há algumas semanas falamos sobre planejamento estratégico, de sua importância na gestão dos negócios e ainda, o que observar na sua empresa e no mercado como um todo. Agora, quero falar com você sobre o que os submarinos têm a ver com o seu Planejamento Estratégico. Sabe aqueles inúmeros “reloginhos” e mostradores que vemos nos filmes? Eles são os “Indicadores de Performance” do submarino. Neles, o almirante pode, mesmo sem ter janelas, retrovisores ou qualquer contato visual com o lado de fora, saber a que profundidade e velocidade está, se há obstáculos no caminho ou se seu alvo já está na posição de tiro, entre outras coisas. No mundo dos negócios, chamamos isso de “Dashboard” ou Painel de Bordo, para os íntimos. Isto normalmente é feito em uma planilha Excel, onde colocamos todos os indicadores que julgamos ser necessários para acompanhar o desempenho dos nossos negócios, daí o nome de Indicadores de Desempenho, que em inglês, é representado pela sigla KPI (Key Performance Indicator – Indicadores de performance chave). Para definir os que são interessantes ao seu planejamento estratégico, basta olhar para sua empresa e se perguntar sobre quais números você precisa acompanhar diariamente para garantir que “seu submarino não afunde ou bata em uma rocha? ”. Obviamente existem os que são de comum importância como vendas, produção, faturamento, recebimentos, despesas fixas e variáveis, gastos com pessoal, folha de pagamento, e mais alguns outros que certamente seu negócio pote ter. O que acha de acompanha a quantidade de clientes novos que sua empresa consegue por mês? Ou por semana? Ou quantos clientes cada vendedor conseguiu? Ou ainda, medir comentários positivos e negativos sobre você em suas redes sociais? Todos estes são indicadores que medem a performance das empresas e no momento de traçar seu planejamento estratégico, é fundamental olhar para o ano que está terminando, analisando como foi seu desempenho até aqui nestes indicadores, observar tudo o que aconteceu ao seu redor e traçar suas expectativas para o próximo ano. Obviamente não é tão simples assim traçar perspectivas pois é necessário considerar previsões de crescimento do PIB, taxas de juros, ambientes políticos e económicos, seu mercado, etc.  Mas certamente você tem muitas informações que consegue captar de seus clientes, concorrentes e fornecedores, que podem ajudar bastante na hora de compor seu planejamento. Feito isso, coloque todos estes dados em uma planilha de forma que possa traçar 3 cenários distintos, sendo 1: Otimista, 2: Mediano e 3: Pessimista. Junto com sua equipe, faça um exercício mental sobre como agir em cada mês mediante estes 3 cenários, caso ocorram e já vá deixando anotadas possíveis soluções ou ações a serem tomadas. É importante ressaltar que as empresas costumam reunir todos os diretores em lugares afastados por alguns dias apenas para realizar este exercício pois ele irá pautar todos os passos da empresa no próximo ano, por isso, como diz a frase, “Não tente fazer isso sozinho em casa”. Chame seus sócios, ou um funcionário de confiança e discuta, debata, opine e faça seu planejamento com consciência e disciplina. Com isso, entraremos em 2019 com o pé direito, preparados para alavancar nossos negócios. Que venha 2019!

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Andre Logello

Andre Logello

Pos-Graduado em Marketing e Vendas
Mestrando em Adm para MPEs com ênfase em Marketing
Coordenador do curso de Marketing Digital e E-commerce na Pós-Graduação Senac Osasco/SP
Colaborador da coluna semanal “Network” do jornal Folha Metropolitana
Professor das disciplinas Estratégias em Mídias Sociais, Modelagem Canvas, Branded Content, Gestão de tecnologia e inovação, entre outras.





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